Ooi gente, já não é novidade que a tarifa do ônibus só vem aumentando né?
vem comigo!
As tarifas de
ônibus, metrô e trem foram reajustadas neste sábado (9) e já custam R$ 3,80. A
tarifa com integração entre ônibus e trilhos aumentou de R$ 5,45 para R$ 5,92.
As tarifas dos bilhetes mensal, semanal, diário e madrugador permanecem
congeladas.
O bilhete unitário
foi reajustado em 8,57%, passando dos atuais R$ 3,50 para R$ 3,80. O reajuste é
menor do que a inflação acumulada no período, de 10,49%, segundo o IPC-Fipe.
Nesta sexta-feira,
um protesto contra o aumento da tarifa do transporte público foi reprimido pela
Polícia Militar. Houve depredação em ruas do Centro e muitas bombas foram
lançadas pela PM. Convocado pelo Movimento Passe Livre (MPL), o ato começou
pacífico na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal, e seguiu
por ruas da região.
Como ficaram as
tarifas a partir deste 9 de janeiro:
- bilhete unitário
de ônibus: reajustado para R$ 3,80
- bilhete unitário
de metrô: reajustado para R$ 3,80
- bilhete unitário
de trem: reajustado para R$ 3,80
- bilhete 24 horas
de ônibus: mantido em R$ 10
- bilhete semanal
de ônibus: mantido em R$ 38
- bilhete mensal
de ônibus: mantido em R$ 140
- integração entre
ônibus e trilhos: reajustado para R$ 5,92
- integração entre
ônibus e trilhos 24 horas: mantido em R$ 16
- integração entre
ônibus e metrô semanal: mantido em R$ 60
- integração entre
ônibus e trilhos mensal: R$ 230
- Trilhos
madrugador: mantido em R$ 2,92
- Da Hora: mantido
em R$ 2,92
- Para os ônibus
da EMTU, o percentual médio do reajuste irá variar em cada uma das cinco
regiões metropolitanas vinculadas à empresa - São Paulo, Campinas, Baixada
Santista, Sorocaba e Vale Paraíba, mas nenhum valor será reajustado acima da
inflação.
O último aumento
ocorreu em janeiro de 2015, quando Haddad autorizou que tarifa dos ônibus
subisse de R$ 3 para R$ 3,50 após ficar mais de um ano congelada. Dias depois,
Alckmin aumentou as passagens de trens e metrô para o mesmo valor. O Movimento
Passe Livre (MPL) fez protestos contra o reajuste.
Em 2013, o aumento
das tarifas do transporte público geraram protestos em junho de 2013, se
espalhando para todo o país. As manifestações fizeram o prefeito e o governador
de São Paulo recuarem do reajuste de R$ 3 para R$ 3,20 naquele ano.
Subsídio
Em outubro, a
Prefeitura de São Paulo publicou um decreto aumentando os subsídios pagos às
empresas de ônibus em R$ 144 milhões. Os valores são compensações tarifárias
previstas em contrato e que servem para “indenizar” as empresas pelo transporte
de pessoas que não pagam a tarifa. É o caso dos estudantes, que desde o início
do ano podem fazer viagens totalmente gratuitas, e de aposentados.
Os R$ 144 milhões
foram retirados de projetos tidos como prioritários pela gestão Fernando Haddad
(PT), como a construção e a modernização de corredores e terminais de ônibus,
que vão perder R$ 33 milhões. Outros R$ 14 milhões virão da verba prevista para
a construção de moradias populares.
O remanejamento foi
publicado nesta terça-feira (20) no Diário Oficial do município. Com a verba, a
administração tenta resolver a dívida com as empresas de ônibus da cidade, que
já chega a R$ 90 milhões.
A Prefeitura de
São Paulo afirma que o Orçamento previsto anteriormente ficou “aquém do total
de subsídios” necessário. O Orçamento deste ano previu R$ 1,4 bilhão para esse
tipo de compensação. Para 2016, o valor deve ser ainda maior. Segundo projeto
de lei enviado pela Prefeitura à Câmara, a previsão é gastar R$ 1,9 bilhão no
próximo ano.
Preservar
'orçamento familiar'
Em nota, os
governos estadual e municipal informaram que o objetivo de reajustar abaixo da
inflação e manter os valores dos bilhetes para além de uma viagem é o de
"preservar o orçamento familiar".
"As
administrações municipal e estadual têm atuado no sentido de alinhar alguns
aspectos das respectivas políticas tarifárias, visando a redução do peso do
transporte no orçamento das famílias residentes na Região Metropolitana de São
Paulo. Dentre as medidas tomadas em conjunto, desde então, cabe destacar:
1. Foi criado o
Bilhete Único de ônibus e trilhos mensal, que permite ao usuário frequente dos
sistemas de transporte um desconto em relação à política tradicional do Bilhete
Único. Nos dois reajustes desde então, as tarifas dessa modalidade não sofreram
qualquer aumento, o que se reflete em um crescimento gradual de sua utilização.
2. Também não
sofrerá qualquer reajuste o usuário dos bilhetes Madrugador, válido no início
da operação do Metrô, entre 4h40 e 6h15, e na CPTM, das 4h até as 5h35. Também
ficará sem reajuste o bilhete Da Hora, que concede benefício entre as 9h e 10h
da manhã nas linhas 5 do Metrô e 9 da CPTM.
3. A tarifa zero
permanece para pessoas com deficiência e idosos (a gratuidade foi ampliada para
pessoas com mais de 60 anos em julho de 2012 – Lei 15.187) e alunos de escolas
e universidades que comprovarem baixa renda. Além disso, todo estudante, da
rede pública ou privada, já tem direito à meia tarifa e continuará com esse
benefício.
4. O trabalhador
desempregado, usuário do transporte por ônibus no município, passará a contar
com a gratuidade, em moldes similares aos praticados no transporte sobre
trilhos.
5. Mais da metade
dos usuários do sistema de transportes (53%) não será impactada pela mudança na
tarifa unitária, porque são benificiários de gratuidades, usam bilhetes
temporais que não terão aumento ou são trabalhadores que já pagam o limite
legal de 6% do salário para o vale transporte", diz a nota.
Fonte: www.g1.globo.com
Por: Kaique
Silva, Pedro Cavalcante.
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