Oi pessoal, tudo
bem? Espero que sim!
Clientes buscam fazem compras com cautela apesar dos preços baixos.
Apesar do freio no consumo, shoppings esperam aumento nas vendas.
Promovidas pelo comércio, as liquidações de janeiro já são conhecidas pelo público. Os preços são convidativos e os descontos atraem até mesmo quem não planejou comprar, mas, por outro lado, os gastos com IPTU, IPVA e material escolar, já previstos para o primeiro trimestre do ano, são um freio para o consumo de quem está com o orçamento apertado. Em meio à vontade de ceder aos apelos dos lojistas sem deixar de lado as obrigações financeiras, alguns consumidores preferem aproveitar a oportunidade de preços baixos para comprar itens necessários.
Glauce Prazeres aproveitou as promoções paracomprar o necessário (Foto: Marina Meireles/G1)
É o caso da farmacêutica Glauce
Prazeres, que aproveitou o dia de promoções de uma rede de eletrodomésticos
para comprar artigos para os pais. "Eu vim pela promoção. Sou muito
compulsiva na hora das compras e estou tentando me controlar por causa das
despesas de fim de ano", conta. Além dos impostos, Glauce ainda precisa
arcar com os custos da anuidade do Conselho Regional de Farmácia e do material
escolar da filha de 13 anos. "Não vou comprar se não estiver nos meus
planos", pontua, referindo-se aos itens com descontos tentadores no
mall.Segundo a gerente de marketing do Shopping Recife, Renata Cavalcanti,
Glauce integra uma parcela do público-alvo do festival de promoções do mall.
"Atingimos os clientes que realmente planejam comprar agora e poupam no
fim de ano, mas também aquela pessoa que visita o shopping e compra porque se
interessou pelos descontos", explica. Após o início do "Liquida da Virada" na última
quinta (7), a administração espera um incremento de 6% nas vendas em relação ao
mesmo período do ano anterior.
Segundo Renata, os setores mais
procurados pelo público são o de eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário.
"As lojas âncora e satélite têm a intenção de renovar os estoques e por
isso investem nas promoções", explica. De acordo com o economista Rafael
Ramos, da Fecomércio, o setor de vestuário infantil também é um dos mais
procurados pelo público. "É tempo de compra de material escolar, e por
isso as vendas de artigos infantis sempre aumenta nesse período", comenta.
Compra é melhor quando planejada
Além dos itens escolares, os gastos
com as férias também já estão nos planos de quem tem filhos. Ciente das
promoções no início do ano, a dona de casa Eloísa Rodriguez aproveitou a
oportunidade para economizar na hora de comprar roupas para o filho Kauan, de 7
anos. " Meu filho está numa colônia de férias durante o mês e eu já tinha
me programado para comprar roupas novas para ele", conta. Apesar da
tentação, Eloísa explica que vai se segurar para não ultrapassar o orçamento. "Comprei
algumas coisas para mim na semana passada. Já não vou comprar mais",
conta.
Segundo o economista Rafael Ramos,
os descontos oferecidos pelo comércio são aproveitados pelas famílias que se
prepararam para comprar no período e para quem tem condições financeiras de
comprar o que deseja. "Os preços estão realmente baixos porque os lojistas
estão renovando o estoque nessa época e querem escoar as mercadorias. A época
também é boa para usar o cartão de crédito para fazer uma compra grande",
pontua.
Apesar das ofertas, a tradicional
pesquisa de preços feita pelos consumidores em outros períodos do ano não deve
ser descartada durante a temporada de liquidações. "Os preços dependem da
quantidade de produtos no estoque e, por isso, ainda vale a pena procurar para
encontrar o melhor preço", recomenda Rafael Ramos.
Para as famílias com o orçamento
sufocado pelas dívidas, o economista indica pagar os débitos antes de novas
compras. Segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio, em dezembro de 2015, em 18
municípios pernambucanos, cerca de 13% das famílias do Estado estão endividadas
há mais de 90 dias. Nesse caso, a sugestão é esperar. "Se a família não
consegue arcar com as despesas, o ideal é não fazer novas dívidas",
recomenda.
Para se livrar do endividamento e
conseguir aproveitar os descontos oferecidos nessa época, o economista
recomenda a criação de um plano de despesas. "Além das despesas próprias
do primeiro bimestre, como IPTU e IPVA, o consumidor não pode esquecer dos
custos fixos. Para fazer o dinheiro render, é possível economizar na energia
elétrica e na água. Evitar gastos supérfluos também é uma opção",
exemplifica Ramos, em referência às sobremesas depois do almoço e até mesmo ao
cafézinho no fim da tarde.
Expectativa positiva
Além do Shopping Recife, outros
centros de compra da capital pernambucana também esperam bons resultados nas
vendas durante o período de remarcação de preços. Em liquidação desde a última
quinta (7) até o sábado (9), o Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, calcula
aumento de 6% nas vendas em relação ao mesmo período de 2016. Promovendo uma
liquidação até o domingo (10),
O Shopping Plaza Casa Forte aguarda
acréscimo de 5% no faturamento dos lojistas. No Shopping Boa Vista, no centro
do Recife, o "Liquida Tudo Azul" também segue até o domingo (10), com
descontos de até 70% nas lojas. A expectativa do mall é que a movimentação de
consumidores durante os dias de promoção aumente 10%
Fonte: www.g1.globo.com
Por: Kaique Silva, Pedro Cavalcante.
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