Oi gente! Tudo bem com vocês?! Espero que sim!
Hoje vou falar de um dos assuntos mais procurados na net, a saúde, e hoje para começar vou falar sobre o câncer, uma doença que hoje afeta milhares de pessoas.
Bem hoje em dia o câncer não é mais uma situação rara, e sim que atualmente está acontecendo frequentemente! E que também não existe só um tipo de câncer! Continue lendo pra saber mais sobre isso.
Mas o que é câncer?
Dividindo-se rapidamente essas células tendem as ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acumulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado , um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
O que causa o câncer?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligados a capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de varias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.
Agora que vocês viram o que é e o que causa o câncer, vou falar um pouquinho do câncer mais frequentes em mulheres e que hoje existem milhares de pessoas diagnosticadas, o câncer de mama, mas não diretamente da doença e sim sobre a campanha criada para ajudar na luta contra essa doença.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A historia do Outubro Rosa remonta a ultima década do século 20, quando laço cor de rosa, foi laçado pela fundação Susan G. Komen for the cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa. Todas ações eram e são ate hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnostico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente s cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma pratica para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina motivando e unindo diversos povos e entorno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar do mundo.
Veja abaixo o depoimento Osmarina Garcia de 45 anos.
“ Com 34 anos descobri um carcinoma em uma das mamas, meu mundo desabou ao receber a noticia, e eu tinha que fazer a cirurgia com urgência, pois ele estava só localizado e corria o risco de se espalhar para outras regiões do corpo, foi uma loucura em outro exame descobri uma lesão na outra mama e tive que retirar as duas mamas, fiz reconstrução com o musculo abdominal e 7 anos depois coloquei silicone, foi um momento muito difícil da minha vida, com dois filhos pequenos eu só imaginava o pior, mas meu marido, meu grande companheiro esteve comigo todos os momentos, nunca me deixou abalar e sempre me colocou pra cima, foi meu enfermeiro, amigo, meu maior suporte. Hoje já se passaram 11 anos e eu estou curada e muito feliz, pois consegui vencer esta etapa da minha vida. Meu sonho é que um dia nenhuma mulher morra de câncer!
Bom se você quiser saber sobre a doença, o câncer de mama, ou então outro tipo de câncer deixe essas sugestões nos comentários abaixo.
Beijos gente!!
POR: Yasmin Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário